Assembleia Geral aprova por unanimidade contas do Sistema OCB-RO

A transparência está na essência do cooperativismo. A assembleia geral ordinária (AGO) é o órgão máximo das cooperativas acima do conselho, da diretoria e acontece naturalmente em todos os ramos. O ato é importante para apresentar a prestação de contas da gestão.

No Sistema OCB/SESCOOP-RO essa prática não é diferente. E nesta quinta-feira (26), foi realizada a AGO com o objetivo de apresentar, discutir e deliberar as prestações de contas da entidade referente ao exercício 2017.

Com a presença dos presidentes e representantes das cooperativas, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, conduziu o evento. Participaram também, o senador Valdir Raupp, deputado federal Marcos Rogério, o ex-prefeito Jesualdo Pires, representando o presidente Márcio Lopes da OCB UN, Jucelia Ferreira e representando a central Credisis Everaldo Oliveira.

Na oportunidade foram apresentados o relatório de gestão; as demonstrações contábeis; a leitura do parecer do conselho fiscal e a leitura do relatório de auditoria, que declararam procedentes.  Em seguida foi colocado em votação os números e resultados, os quais foram aprovados por unanimidade pelos presentes.

Nos discursos, o destaque foi a força do cooperativismo em Rondônia com 10 ramos de atuação e mais de 130 mil associados. O equilíbrio na economia, a geração de empregos diretos e indiretos que são consequências desse modelo de trabalho que vem a cada dia mudando vidas.

Cooperativismo

“O cooperativismo é uma terceira via da economia. Ele consegue agregar a eficiência na busca por resultados e o social para transformar a comunidade. Participem porque somando forças seremos muito maiores”, ressalta o presidente do conselho de administração do Sicoob Norte, Ivan Capra.

“Vale a pena lutar pelo cooperativismo e ser um cooperativista. Abrimos um leque trabalho, ganhos e resultados. O dinheiro fica na nossa região e no estado”, afirma Dr. Alcílio de Souza, presidente da Unimed Ji-Paraná e conselheiro da OCB-RO.

Retrospectiva

“Fazendo uma breve análise ao passado do cooperativismo de crédito em Rondônia, recordo que a Ourocredi foi a segunda cooperativa de crédito criada com incentivo do estado. Hoje estamos consolidados e desenvolvendo a cada dia”, destaca Valdeci Moura, secretário geral da OCB-RO e presidente da Ourocredi.

Desafio

“Somos diferentes, melhores e competentes, mas ainda não ocupamos nosso lugar na região norte e isso é um desafio para todos nós, atingir essa meta”, enfatiza o conselheiro Jaime Primão.