Central Sicoob Uni capacita agentes de controles internos

Central Sicoob Uni capacita agentes de controles internos

Colaboradores da Central Sicoob Uni e de todas as suas cooperativas filiadas participaram de um curso de Desenvolvimento de agentes de Controles Internos e Compliance. O projeto começou em outubro do ano passado e encerrou no final de março com o 5º Seminário Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) sobre Controles Internos, evento em que participaram representantes de diversas instituições financeiras.

A Gerente de Supervisão de Controles Internos da Central Sicoob Uni, Elizângela Fernandes, explicou que o objetivo dos encontros foi especializar os profissionais para a disseminação da cultura de controle interno e para a padronização dos processos, mitigação de riscos e verificação dos controles. “Nosso objetivo é capacitar a equipe, regularmente, para alinhamento da definição estratégica e as atividades do dia a dia, dar maior ênfase na cultura de controles internos e apoiarmos as cooperativas a tomarem decisões sobre os riscos identificados”. O curso de desenvolvimento foi composto por três módulos que trabalhavam Controles Internos com mapeamento de processos, formação de agentes em Compliance e, por fim, o gerenciamento de Controles Internos e Compliance.

Já o evento organizado pela FEBRABAN abordou os desafios e perspectivas para controles, ameaças e riscos envolvidos na segurança cibernética, novos desafios na gestão de riscos e a importância do sistema de controles internos para a área de negócio das instituições financeiras. Participaram do evento colaboradoras da Central Sicoob Uni, entre elas Silvia Lourdes e Valquiria Carneiro que destacaram o conhecimento agregado durante o encontro acerca das inovações tecnológicas e seus riscos, além da importância de se atualizarem quanto à legislação vigente. Ainda sobre o evento, Elizângela ressaltou que a participação no seminário deixou evidente que a central e as cooperativas estão alinhadas com as instituições bancárias, o que requer uma especialização continua para a mitigação dos riscos e aperfeiçoamento dos controles.