COOAFFA ganha mercado com a produção de frango caipira

COOAFFA ganha mercado com a produção de frango caipira

No momento atual do Brasil, o trabalho em cooperação se tornou uma alternativa para as famílias driblarem a crise econômica e melhorar a renda em vários aspectos. A exemplo da Cooperativa de agricultores Familiares do Assentamento Flor do Amazonas (COOAFFA), instalada na linha 02 no município de Candeias do Jamari. Constituída em 2011, sua atividade é criação e abate de frango caipira.

Para a presidente Gicele da Silva Santos, a expectativa é concluir a parte de gestão para fechar nos contratos, produzir e vender para com isso melhorar a situação financeira dos cooperados.

“Hoje nossa produção está pequena porque não estamos estruturados para vender em grande escala. A nossa expectativa sobre a questão do trabalho é produzir, vender e gerar renda para todos os cooperados”, enfatizou a presidente.

De acordo com Maria Mattara, com a inauguração da agroindústria em 2017, a cooperativa firmou parceria com os mercados onde entrega sua produção para o consumo. Além do contrato com o governo do estado para o programa de aquisição de alimentação para merenda escolar, que está em fase de conclusão. “A aceitação dos produtos no mercado consumidor está muito positiva. Recebemos elogios pela qualidade dos frangos que fornecemos”, afirma dona Mattara.

A família da dona Inês de Almeida Santos é uma das 32 produtoras de frangos. Aos 60 anos, casada e mãe de sete filhos, ela conta que veio de Ji-Paraná onde trabalhava na agricultura e há seis anos chegou no assentamento e encontrou na cooperativa uma forma de facilitar o trabalho e melhorar sua renda. “Fiz a capacitação na área de leite e frango. Com o crescimento da Cooaffa, espero melhorar a renda familiar”, declara.

Assembleia Geral Ordinária

Durante a Assembleia Geral Ordinária, o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues, reafirmou o compromisso do Sistema com a cooperativa e citou o trabalho realizado pela COOAFFA. “São pessoas guerreiras, que buscam no cooperativismo a agregar valor ao seu trabalho e gerar renda para sua família”, salientou o presidente.

Recentemente a Cooaffa e mais nove cooperativas do ramo agropecuário estiveram em uma visita técnica promovida pelo Sistema OCB/SESCOOP-RO em cinco cooperativas do Paraná para conhecer as tecnologias aplicadas para ampliar a produção. “O Sistema OCB/SESCOOP-O é uma grande parceira. Somos gratos pelos trabalhos que fazem conosco em capacitação e apoio institucional”, afirmou Maria Mattara.

Para este ano a expectativa é aumentar o número de cooperados e que venham com vontade de trabalhar para agregar valor à cooperativa e aumentar a produção.