Cooperativas de Rondônia buscam novas tecnologias para ampliar a produtividade

Cooperativas de Rondônia buscam novas tecnologias para ampliar a produtividade

Rondônia possui grandes potencialidades no setor produtivo com sua base alicerçada na agricultura familiar e as cooperativas do ramo agropecuário estão inseridas nesse contexto.

Para conhecer novos mecanismos tecnológicos capaz de ampliar a produtividade e comercialização das cooperativas rondonienses, o Sistema OCB-RO programou uma visita técnica com dirigentes e técnicos de nove cooperativas agropecuárias rondonienses ao estado Paraná. A visita faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento das Cooperativas do ramo Agropecuário promovido Sistema.

A comitiva que embarca neste domingo (26) será acompanhada pelo presidente Salatiel Rodrigues e equipe técnica do Sistema OCB-RO. O intuito é identificar e replicar boas práticas a partir do modelo desenvolvido nas cooperativas paranaenses. No roteiro estão cooperativas com longa experiência no ramo como: C. Vale; Coamo; Frimesa; Coopavel e Lar.

No estado do Paraná estão concentradas as maiores Cooperativas Agropecuárias do país. Esse destaque deve-se principalmente à sua organização social, cultural, princípios e valores cooperativista que estão arraigados na vida das pessoas, além de utilizarem tecnologia de ponta e uma grande capacidade de inovação.

Por essas e outras razões o estado foi escolhido pelo Sistema para buscar novas práticas, tecnologia e inovação no anseio de apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas agropecuárias do Estado de Rondônia.

“O Paraná é exemplo de estado onde o movimento cooperativista adquiriu o seu melhor tripé de sustentação: arcabouço jurídico favorável, grande participação na economia e reconhecimento da sociedade”, destacou o presidente.