Cooperativas recebem o curso sobre Conselho Fiscal em Ji-Paraná

Cooperativas recebem o curso sobre Conselho Fiscal em Ji-Paraná

Para preparar dirigentes, conselheiros fiscais e cooperados para a difícil tarefa de fiscalizar uma operadora de Plano de Saúde com comprometimento e responsabilidade, o Sistema OCB/SESCOOP-RO promoveu o curso sobre Conselho Fiscal para as cooperativas Unimed JPR, HCR e Sicoob UniRondônia em Ji-Paraná nos dias 11 e 12 de maio.

O curso foi desenvolvido para capacitar médicos cooperados que desejam atuar como Conselheiros Fiscais em suas cooperativas. O Conselheiro Fiscal exerce uma tarefa de importância máxima, pois tem o dever de fiscalizar todos os atos da administração, além de verificar balancetes e balanço opinando aos cooperados em Assembleia Geral Ordinária se devem ou não aprovar as contas da administração.

A importância da atuação do Conselho Fiscal fica mais evidente se sua cooperativa for uma Operadora de Planos de Saúde e submetida às normas da Agencia Reguladora, a ANS.

“O Sistema OCB/SESCOOP-RO tem a preocupação com a qualificação profissional das cooperativas. Este curso envolve várias áreas do financeiro que precisam se entendimento mais aprofundado”, destaca o presidente Salatiel Rodrigues.

A programação envolveu temas como o Cooperativismo; Órgãos Sociais da cooperativa e suas atribuições; Conselho Fiscal e Conselho de Administração, Papel do Conselheiro Fiscal; Responsabilidade Civil dos Dirigentes, entre outros.

Os instrutores José Bento de Oliveira, Ciências Contábeis, Assessor Contábil da Unimed do Brasil e Ricardo Campos, advogado atuante na área de cooperativismo médico e assessor jurídico de empresas do Sistema Unimed, explicaram a função do conselho fiscal para bom andamento da cooperativa.