IV Encontro debateu a importância da mulher cooperativista na sociedade

IV Encontro debateu a importância da mulher cooperativista na sociedade

O encontro promovido pelo Sistema OCB/SESCOOP-RO, reuniu mulheres de vários seguimentos no auditório do Senac em uma palestra com a escritora Leila Navarro no encerramento do mês em homenagem a mulher. Uma parceria do Sistema com as cooperativas Sicoob Portocredi e Crediforte.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o presidente Salatiel Rodrigues, destacou o trabalho das mulheres a frente do cooperativismo. “Temos muitas mulheres engajadas nas cooperativas e isso é extremamente valioso para todos nós, porque as mulheres são mais dedicadas em tudo o que fazem”, destacou o presidente.

A palestrante ressaltou a importância de dar voz as mulheres e que as mesmas possam entender qual o seu papel diante da sociedade. “No momento atual que vivemos a única saída é o cooperativismo. Os grandes países desenvolvidos têm essa percepção e as crianças aprendem isso na escola. É cada um pensar que é dono, que faz parte e se sentir um elemento chave de todo um processo. A importância da mulher em perceber isso, educar os filhos e estimular o marido é fundamental para essa transformação”, argumentou Leila.

Ela citou ainda que apesar do país não está muito acostumado com a prática da cooperação, no Sul, onde se concentra os imigrantes alemães, italianos que já trouxeram essa prática do pós-guerra, existem cidades inteiras que usam o cooperativismo para o desenvolvimento do município. “Que nós mulheres possamos ser ousadas para mudar o rumo da sociedade para o bem comum”, enfatizou Navarro.