Comitiva do sistema OCB/SESCOOP-RO participou do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em Brasília Congresso reuniu mais de 1300 pessoas de todo o Brasil.

Eventos

13/05/19

De 8 a 10 de maio, aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC). O evento que é uma iniciativa do sistema OCB, reuniu mais de 1300 líderes e representantes de cooperativas de todo Brasil, autoridades, embaixadores e a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) para debater sobre os principais rumos a serem tomados pelo setor. 

O Presidente e o Superintendente do sistema OCB/SESCOOP-RO, Salatiel Rodrigues e Uiliame da Silva Ramos, a Gerente de Capacitação Ana Souza e a Gerente Administrativo e Financeiro, Edilene Calixto, participaram ativamente do congresso. Além deles, uma comitiva de quase 40 pessoas de Rondônia representando os ramos de: saúde, crédito, consumo, educacional, agropecuário, indígena e transporte, também estiveram em Brasília. 

A abertura oficial foi realizada por Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, que comentou sobre a importância da atenção em torno do futuro do setor, são mais de 7,600 mil cooperativas, 14 milhões de cooperados, que constroem um Brasil melhor (que atualmente gera aproximadamente 394 mil vagas de emprego formal no Brasil) e em torno da preservação e continuidade dos valores cooperativistas. “O cooperativismo não pode transgredir os seus valores. Integridade é fundamental”, disse o presidente, que também apresentou o slogan da edição 2019 do evento: O cooperativismo do futuro se constrói aqui.

Para o Presidente Salitiel, essa ida a Brasília vem para fortalecer ainda mais os laços do setor e serve também para aprimorar as diretrizes e horizontes da relação político e institucional do sistema cooperativista, melhorando os serviços oferecidos em todo o Estado. Salatiel comenta que o pronunciamento do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi um dos momentos mais aguardados. Representando o presidente da República, Jair Bolsonaro, Lorenzoni agradeceu a atuação dos cooperativistas. “Em nome do Brasil, quero agradecer a cada um de vocês por fazerem de nosso país um exemplo. O trabalho de vocês é muito importante para a nação. O cooperativismo é algo que se renova, que gera emprego e renda e consolida os princípios que são base de uma grande nação”, reconhece.

O Presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, completou dizendo ao Ministro que as cooperativas também querem ver o país crescendo e que elas são aliadas naturais nesse processo, até porque mesmo na crise, nunca deixaram de atuar por uma economia local mais forte, pela geração de emprego, trabalho e renda em todos os cantos do país.

 

O Congresso trouxe ainda uma super programação, com palestras, workshops e diversas discussões importantíssimas nas salas temáticas, o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo e a posse da nova diretoria da Frencoop; além de palestra do ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho.

Todas as discussões e debates do 14 º CBC foram pautadas em torno de seis temas: Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação. 

A edição desse ano já deixa saudades, mas temos certeza de que nossa equipe trás na mala muito mais conhecimento e informações que irão cada vez mais fortalecer o cooperativismo em Rondônia. 


Imagem

Imagem