Dia histórico e importante para o Cooperativismo!

Geral

08/10/21

O Sistema OCB/RO, representado pelo seu presidente e superintendente, Salatiel Rodrigues e Uiliame Ramos, juntamente com Marcio Madalena, Diretor da Agricultura Familiar, Cooperativismo e Acesso a Mercados, a Coordenadora Geral do Cooperativismo, Fabiana Durgant e o Sr. Valter Lins, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Rondônia SFA/MAPA-RO, onde foi realizada a entrega do certificado do selo da Agricultura Familiar indígena para a Coopaiter - Cooperativa de Produção e desenvolvimento do povo Paiter Suruí, em uma cerimônia feita hoje (08) na própria cooperativa.


Com a palavra, Salatiel ressalta a importância do agro no estado: "eu sempre digo que Rondônia é um trem fora da curva, temos que trabalhar com o que produzimos na nossa terra".


Em seguida, Luciano Brandão, presidente da EMATER-RO frisou o bordão da coopaiter:"gente de verdade, fazendo produto de verdade para gente de verdade".

Após o discurso de Luciano, Márcio Madalena reforçou em sua fala a importância do projeto Rondoncoop Agro, pelo feito da entrega do certificado para a Coopaiter.


É a primeira cooperativa indígena do Brasil a receber esse certificado, um feito de grande importância para o povo Suruí alavancar a sua produção e ser referência nesse setor.


A programação seguiu até a aldeia do Amaral, localizado na linha 11 -  Terra Indígena Sete de setembro, onde vistaram a lavoura de café dos Paiter Suruí, café esse premiado e cultivado 100% orgânico. 


Na aldeia, os representantes dos órgãos já citados, receberam colares de liderança, para marcar a importância e a grande liderança que essa visita representou para a aldeia.


Com muita gratidão, encerram-se as visitas programadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA em parceria com a EMATER-RO e o Sistema OCB/RO pela realização desse marco histórico no estado de Rondônia.


Imagem

Imagem