Ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli destaca o cooperativismo rondoniense durante evento em Porto Velho

Cooperação

06/12/21

O sistema OCB/RO, representado por seu presidente Salatiel Rodrigues participou nesta quarta-feira (01), da abertura do fórum “Wake Up Call Amazônia, Já!”. O evento tem o objetivo principal de apresentar e discutir projetos que contribuam para a produção de alimentos na Amazônia, com foco na sustentabilidade.

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB/RO, conversou com Alysson Paulinelli, engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, a respeito do cooperativismo rondoniense. Ele foi indicado ao Nobel da Paz de 2021 pelas contribuições à agricultura sustentável.

“Eu fico muito feliz em poder estar aqui hoje e ver que cerca de 52% da produção brasileira está na mão dos cooperados. Isso é um sinal de que a organização é fundamental [...]. Nós temos muito a incorporar nesse processo evolutivo e a cooperativa tem a chave para isso”, destacou Alysson Paulinelli. 

O ex-ministro finalizou mandando uma mensagem para o cooperativismo do estado. “O cooperativismo é a única instituição que iguala todos os homens. O homem vale pelo seu trabalho, por sua competência e seu esforço, [...] é através desta chave que nós vamos abrir o futuro do Brasil”.[

Alysson Paulinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas. Em 1974, tornou-se ministro da Agricultura e modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Paulinelli implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Exerceu ainda cargos de destaque na vida pública, como: Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, Deputado constituinte, Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

 

“Wake Up Call Amazônia, Já!”

O evento ocorreu de forma híbrida entre 1º e 2 de dezembro, no hotel Golden Plaza, localizado na avenida Governador Jorge Teixeira e de maneira virtual pelo canal do Youtube. 


Imagem

Imagem