SESCOOP/RO inicia novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC - 2022) As inscrições seguem abertas até 30 de junho

Cooperação

21/02/22

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e, seu primeiro ciclo de 2022, foi iniciado no último dia 7 de fevereiro, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e governança.

As inscrições para esta fase estão abertas até 30 de junho. Cadastre-se no Link: bit.ly/357l2YV e realize sua inscrição.

PDGC

O PDGC é realizado em ciclos anuais, visando a melhoria contínua a cada etapa de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O Instrumento de avaliação é dividido em dois. Primeiro, a cooperativa responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB, que é um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, onde se avalia a gestão da cooperativa com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no qual é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Após o preenchimento, a cooperativa recebe de forma automática uma resposta, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas, será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da mesma.

Nessa devolutiva, é gerado também os índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.

Ao participar do PDGC, a cooperativa obtém os seguintes benefícios:
• Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71;
• Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
• Oportunidade de reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação;
• Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade;
• Promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência;
• Desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes.

Para mais informações, entre em contato com o setor de monitoramento do Sescoop/RO:
• Marita: (69) 9 9981-7406
Carina: (69) 9 9955-2936
• Hélio: (69) 9 9988-5023
• Gerente – Ana de Souza: (69) 9 9981-7404


Imagem

Imagem