Sistema OCB/RO presente nas pré-assembleias e AGO’s das cooperativas de Rondônia

Cooperação

25/03/22

Entre os meses de janeiro, fevereiro, março e abril ocorrem nas cooperativas de Rondônia as Assembleias Gerais Ordinárias (AGO). Este é um momento fundamental de transparência e democracia, no qual o cooperado é estimulado a exercer seus direitos e deveres e ver seus esforços sendo aplicado de maneira efetiva.

No estado, diversas cooperativas já estão realizando as reuniões de maneira virtual e presencial para que todos os cooperados e associados possam participar, muitas delas contam com mais de 400 pessoas.

O presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, destaca que esse é um momento democrático, onde decisões importantes estão sendo tomada para a prestação de contas e para definir os rumos que a cooperativa irá tomar para o ano de 2022.

O que é a AGO?

Na AGO, é onde são deliberadas as prestações de contas, destinação de sobras ou perdas e a eleição da Diretoria e conselhos. Importante também a realização de reuniões locais com os associados (pré-assembleias), para fortalecer a participação e o ativismo dos associados, visando discutir os assuntos constantes da pauta da Assembleia.

É realizada, obrigatoriamente, pelo menos uma vez ao ano, no decorrer dos 4 primeiros meses. A participação dos associados na cooperativa é estimulada, criando-se ambientes e instrumentos que permitam que eles se expressem e sejam ouvidos, principalmente com o objetivo de desenvolver a cooperativa.

Para ajudar as cooperativas a realizarem a sua AGO, preparamos um Guia Definitivo sobre AGO’s, que pode ser baixado através desse link: https://conteudos.sescoop-ro.org.br/agos-cooperativas


Imagem

Imagem