OCB e SESCOOP: como essas instituições podem ajudar minha cooperativa a crescer?

Cooperação

25/03/22

A OCB e o SESCOOP nasceram com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo e se organizam para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. 

Ser cooperativista é acreditar que juntos podemos mais, e o Sistema OCB é a consolidação dessa ideia.

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representa o movimento dentro e fora do país. A OCB são os milhões de cooperados em uma sala de reunião, audiência ou em um grupo de trabalho, mostrando todos os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas, para a economia e para o planeta. 

 

Em parceria com a OCB temos o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que é responsável pelo desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o cooperativismo. É o Sescoop que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros. Nós acreditamos que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.

 

Ramos do cooperativismo: agora somos 7

Em decisão tomada em Assembleia Geral, no dia 27 de março de 2019, em Brasília, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, informou sobre a reformulação dos ramos do cooperativismo, com o objetivo de melhorar a comunicação com a base e aumentar a representatividade do cooperativismo brasileiro junto aos Três Poderes da República. Então dos 13 ramos que existiam, agora foram agrupados em apenas sete. São eles: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Produção de Bens e Serviços e Transporte.

Em Rondônia, temos a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO) que é o órgão máximo de representação das cooperativas na região. O Sistema OCB/RO, se constituiu em 1985, tendo suas primeiras cooperativas a partir de 1997 com o ramo crédito e agro, desde então o cooperativismo conta com o apoio do governo e de pessoas que acreditam na força cooperativista.

Tudo começou com 2.680 mil cooperados com a ajuda do SESCOOP/RO e das pessoas que acreditavam no crescimento do trabalho cooperativista. Hoje são mais 200 mil cooperados, presentes nos 52 municípios do estado de Rondônia, gerando entorno de 4 mil empregos dentro das mais de 100 cooperativas registradas. 

 

“O cooperativismo é o melhor caminho para a paz e a democracia”.

 


Imagem

Imagem