Você sabe qual a diferença entre cooperativa e associação?

Geral

05/07/19

Esse tipo de dúvida é bastante comum. Mas calma, que estamos aqui para esclarecer tudo! A principal diferença entre uma e outra está na natureza dos dois processos.

As associações são indicadas para levar adiante uma atividade social e tem como finalidade a promoção de: assistência social, educacional, cultural, representação política, entre outras. 

Já nas cooperativas seu principal foco é viabilizar o negócio produtivo dos associados no mercado, além de ser o meio mais adequado para desenvolver uma atividade comercial em média ou grande escala e de forma coletiva.

Há diferença também no tipo de vínculo e o resultado que os associados recebem de suas organizações. 

Nas cooperativas os associados são os donos do patrimônio e os beneficiários dos ganhos que o processo por eles organizados propiciará. As sobras que porventura houverem das relações comerciais estabelecidas pela cooperativa podem, por decisão de assembleia geral, serem distribuídas entre os próprios cooperados. 

Já em uma associação o patrimônio acumulado, em caso de sua dissolução, deverá ser destinado à outra instituição semelhante conforme determina a lei e os ganhos eventualmente auferidos pertencem à sociedade e não aos associados. 

Curtiu? Ainda tem alguma dúvida? Fale com a gente!


Imagem

Imagem