Colaboradores do Sistema OCB/SESCOOP - RO fazem visita a cooperativas do interior do Estado

Geral

09/09/19

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Rondônia (SESCOOP/RO) trabalham juntos para fomentar, fortalecer e levar o cooperativismo aos quatro cantos do Estado. E foi justamente com essa missão que a gerente administrativo e financeiro da OCB/RO, Edilene Calixto e a analista responsável pela arrecadação do SESCOOP/RO, Estefany Castro, estiveram visitando inúmeras cooperativas no interior do Estado.

O objetivo das visitas realizadas pela gerente da OCB/RO, foi prospectar as cooperativas que estão registradas na FACER e não estão registradas na OCB/RO. Muitas dessas cooperativas não tem conhecimento do Sistema OCB/SESCOOP – RO. “Nossa ida pessoalmente as cooperativas e ao encontro de grupos interessados é de fundamental importância, visto que é uma oportunidade de tirarmos todas as dúvidas e sensibilizarmos esse público da importância do trabalho da OCB/RO para o funcionamento e crescimento das mesmas”, ressaltou Edilene Calixto.

Por outro lado, a analista do SESCOOP/RO, Estefany Castro visitou as cooperativas com o intuito de orientá-los sobre a Arrecadação Compulsória a ser recolhida pela Previdência Social, de 2,5% sobre o montante da remuneração paga a todos os empregados das cooperativas, e repassada ao SESCOOP que desenvolve serviços de monitoramento, capacitação profissional e promoção social. A analista destacou que: "É fundamental, portanto, que todos e especialmente os DIRIGENTES COOPERATIVISTAS e seus contadores, estejam conscientes da importância do Sistema OCB/SESCOOP-RO e do correto recolhimento do código, para que o SESCOOP/RO tenha a possibilidade de atender e entregar melhorias para as cooperativas. O intuito de tudo isso é que reconheçam o SESCOOP como o Sistema S das cooperativas, e que seu papel propulsor do cooperativismo é exercido através de treinamento e capacitações que propiciam o aperfeiçoamento e a formação profissional, o monitoramento e a promoção social, tanto de colaboradores das cooperativas, como de cooperados e seus familiares."

As cooperativas visitadas foram: Coopeoeste, em Espigão do Oeste, Coopervags, em Seringueiras, Cooasfp, em São Felipe do Guaporé, Coopercal, em Cacoal, Copervili, CTR e Cooperguapore em Vilhena. 


 


Imagem

Imagem