Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo

Início > Sescoop/RO > Sescoop
Nosso negócio é pensar hoje no futuro do cooperativismo. Há 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas brasileiras para oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio. Estamos presentes em todos os cantos do país, com um apoio especializado para as cooperativas. A cada empreendimento, uma realidade e uma estratégia diferentes, sempre baseadas em um processo desenvolvido por quem mais entende de cooperativismo no Brasil. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho e o que o Sescoop pode fazer pelo seu negócio. A instituição promove a autogestão e difunde a cultura cooperativista. Integrante do Sistema S brasileiro, o Sescoop foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999.

Missão

"Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas no Estado de Rondônia."

Visão

"Em 2025 o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados."

Objetivos

Organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional, a promoção social dos empregados de cooperativas, cooperados e de seus familiares, e o monitoramento das cooperativas em todo o território nacional.

Atuação

O Sescoop contribui para a autogestão da sua cooperativa, garantindo maior competitividade e, principalmente, o atendimento aos interesses dos cooperados. E não importa aonde você quer chegar, o desenvolvimento humano está no centro do trabalho realizado pelo Sescoop. Com base na realidade da sua cooperativa, identificamos junto com você quais são as melhores soluções. Ganha o colaborador, ganha o cooperado, ganha a cooperativa. Para transformar os ideais cooperativistas em atitudes, trabalhamos em três áreas: monitoramento das cooperativas, formação profissional e promoção social dos cooperados e suas comunidades. Saiba mais sobre nossas ações para apoiar as cooperativas em seus objetivos econômico e social.


MONITORAMENTO



Conjunto de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho para subsidiar o planejamento das ações que visem ao desenvolvimento sustentável das cooperativas.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL



Conjunto de atividades que visam a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.


PROMOÇÃO SOCIAL



Conjunto integrado de ações com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades.

Dessa forma, a contribuição do Sescoop para o desenvolvimento organizacional das cooperativas é sustentada por meio de três entregas (diagnóstico, conhecimento, desenvolvimento humano), integradas e inter-relacionadas, conforme imagem abaixo:




Quem é quem


Conselho Administrativo



EFETIVO
Salatiel Rodrigues de Souza
EFETIVO
Tarciso Gabiartti
EFETIVO
Pedro Severino da Costa
EFETIVO
Eliézio Gripa Boni
EFETIVO
Vimar Saúgo
SUPLENTE
Siárxeres Reges De Lima Neri
SUPLENTE
Edson Jose Melgues
SUPLENTE
Gustavo Sator

Conselho Fiscal


EFETIVO
Jusciêr Augusto de Oliveira Junior
EFETIVO
Iris Fernando de Castro
EFETIVO
Simone da Silva Neres Santana
SUPLENTE
Lilian Paschoal Clemente Barbosa
SUPLENTE
Suely Moreira Frota Dos Santos