Conheça a história de um Sistema Forte e Unido

Existem hoje no Estado de Rondônia registradas no sistema OCB-RO, 119 cooperativas. Divididas da seguinte forma nos seguintes ramos: 23 crédito, 24 trabalho, 41 agropecuário, 01 consumo, 02 habitacional, 01 infra-estrutura, 01 turismo e lazer, 08 transporte, 08 mineral, 03 educacional e 07 saúde. Com uma expectativa para o final de 2.012, que possa esse número crescer para 200 cooperativas.

As ações do SESCOOP-RO através da gerencia de capacitação, busca promover a autogestão nas cooperativas, por meio de cursos, treinamentos, capacitação de conselheiros, consultorias na área de gestão, monitoramento, espaços educativos e de interação no movimento cooperativista, entre outras atividades conforme estabelecem seu regimento interno e o decreto nº. 3.017 de 06 de abril de 1999.

Para assegurar o sucesso da implantação definitiva da Autogestão nas cooperativas, o Sistema OCB-RO/SESCOOP-RO vem trabalhando passo a passo, de modo que as cooperativas possam acompanhar as evoluções ocorridas, preocupando-se em fazer com que estas, aproveitam da melhor maneira cada etapa.

O sistema OCB-RO/SESCOOP-RO, vem trabalhando para que as cooperativas registradas no sistema possam se desenvolver dentro das perspectivas do verdadeiro cooperativismo. Um cooperativismo justo, democrático e competitivo.

Apesar de avanços significativos, o cooperativismo rondoniense ainda apresenta vários desafios nos aspectos: organizacional, gerencial, econômico, social, administrativo, doutrinário, entre outros. Muitas das cooperativas constituídas nos últimos anos, pecaram em várias etapas de sua vida como uma organização cooperativa, e hoje sobrevivem fragilizadas no mercado, enfrentando inúmeras dificuldades.

O SESCOOP/RO através da gerencia de capacitação, vem orientando grupos interessados em trabalhar coletivamente, assim o SESCOOP/RO trabalha para que quando tais grupos venham a constituírem cooperativas, possam estar melhores preparados. Assim as novas cooperativas sofrerão menos com os males das cooperativas criadas anteriormente, fruto da desinformação.

Através de contato direto com as cooperativas registradas no sistema OCB-RO, está sendo possivel observar as verdadeiras demandas de nossas cooperativas. O Sistema OCB-RO/SESCOOP-RO, vem acompanhando de perto as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas do Estado de Rondônia, através dos cursos realizados, monitoramento e visitas feitas às cooperativas. Dessa forma, tornou-se possível conhecer a realidade de nossas cooperativas, possibilitando por parte de nossa equipe uma melhor elaboraçao do Planejamento Estrategico.

Área de atuação

Desde sua fundação em 1985, o Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Rondônia (OCB-RO), vem enfrentando diversas dificuldades na tentativa de difundir a filosofia cooperativista. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas durante todos estes anos, a OCB-RO após o retorno do SESCOOP vem obtendo excelentes resultados e cumprindo com a sua missão.

O estado de Rondônia passa por um momento de grandes transformações. O surgimento de varias indústrias, investimentos de grandes grupos em diferentes setores econômicos, o grande potencial agropecuário e as riquezas naturais de nosso Estado, vem fazendo com que Rondônia cresça significativamente em um curto período de tempo. Diante desse quadro, o cooperativismo rondoniense vem passando por diversas adaptações na sua forma de atuar. Tendo em vista a demanda crescente deste novo mercado, o cooperativismo representa atualmente uma alternativa sólida de desenvolvimento social e econômico para a população, contribuindo diretamente para a geração de trabalho formal e renda para toda a população disposta em fortalecer o movimento cooperativista no Estado de Rondônia.

Com o retorno do SESCOOP/RO em fevereiro de 2008, o movimento ganha força, tornando possível a realização de várias ações, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvendo do cooperativismo no Estado, através da educação, capacitação e informação.

Apectos Geograficos
  • Área Geográfica: 238.512,8 km2, representando 6,19% da região Norte e 2,80% do País.
  • Rondônia é 3º Estado em extensão territorial da região Norte. No contexto nacional, constitui-se o 15º em extensão territorial e o 23º em termos populacionais.
  • Limites: ao Norte e Nordeste, estado do Amazonas; ao Sul e Oeste, República da Bolívia; a Leste e Sudeste, estado de Mato Grosso; a Noroeste, os estados do Acre e do Amazonas.
  • Divisão geopolítica: o estado de Rondônia é formado por 52 municípios e 57 distritos.
Municipios Rondonienses:

Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamary, Itapuã do Oeste, Alto Paraíso, Monte Negro, Buritis, Campo Novo de Rondônia, Rio Crespo, Cujubim, Ariquemes, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médice, Urupá, Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Santa Luzia do Oeste, Rolim de Moura, Ministro Andreazza, Cacoal, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e Vilhena.