Desenvolvendo e apoiando as cooperativas

 O Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Rondônia foi instituído em 1985. Desde sua implantação no Estado a OCB-RO vem obtendo excelentes resultados e cumprindo com a sua missão de difundir o cooperativismo e apoiar as cooperativas do estado.

Hoje o sistema OCB/SESCOOP-RO conta com a credibilidade de um grande sistema cooperativista e as cooperativas têm apoiado e contribuído em muito para o desenvolvimento do estado.

Em Rondônia as cooperativas estão divididas em 9 ramos: agropecuário, crédito, trabalho, transporte, saúde, consumo, habitação, mineral, educacional.

As ações realizadas têm alcançado os objetivos de capacitar, apoiar e desenvolver as cooperativas, com base em um crescimento sólido e constante.

MISSÃO

“Promover a defesa política e econômica das cooperativas do Estado de Rondônia, oferecendo serviços que apoiem o pleno e efetivo desenvolvimento sustentado (equilibrado) das cooperativas em todos os ramos de atividade”.

VISÃO

“Ser a referência do cooperativismo rondoniense, garantindo ambiente favorável ao desenvolvimento das cooperativas no Estado de Rondônia”.

O Sistema Cooperativista

Em 2013, a OCB/SESCOOP-RO conta com um quadro de 20 funcionários e colaboradores, 4 veículos que são usados para o trabalho de visitas e o dia-a-dia do sistema,  mais de 100 cooperativas registradas, incluindo 3 sistemas de cooperativas de crédito (Sicoob, Credisis e Unicred), abrangendo um universo de mais de 70 mil cooperados em todo o estado.

Sobre o Estado de Rondônia

Rondônia é o 4º Estado em extensão territorial da região Norte ocupando uma área de 237.576,167 km², 15º a nível nacional e 23º em termos populacionais. O Estado é formado por 52 municípios e 57 distritos possuindo em média 2,52 cooperativas por município.