Sistema OCB/SESCOOP-RO adere ao Programa de Desenvolvimento de Gestão da Unidade Nacional

Sistema OCB/SESCOOP-RO adere ao Programa de Desenvolvimento de Gestão da Unidade Nacional

O Programa de Desenvolvimento de Gestão foi proposto pela OCB/UN a todas as unidades estaduais com o intuito de fazer um diagnóstico de como está a gestão em cada estado, oportunidades de melhorias e pontos fortes dessas unidades. O levantamento é realizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e baseia-se no Modelo de Excelência de Gestão (MEG).

A reunião para apresentação do programa em Rondônia, envolveu diretoria, gerências e colaboradores do Sistema OCB/SESCOOP-RO em Porto Velho. “Esse programa será essencial para o desenvolvimento da gestão em Rondônia destacou o presidente Salatiel Rodrigues.

O Sistema possui a visão de qualificar os colaboradores para melhorar o trabalho tanto interno quanto externo, uma vez que a capacitação está dentro do trabalho desenvolvido pelo SESCOOP-RO.

O PDGS foi implantando inicialmente na OCB Nacional e nas unidades de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no ano de 2016. Em seguida implementado nos estados do Pará, Espirito Santo e Rio de Janeiro em 2017. E neste ano em Rondônia, Pernambuco, Distrito Federal, Bahia e Tocantins.

“O programa é dividido em dois ciclos: implantação e avaliação dos resultados. Na fase da implantação ele possui cinco etapas: apresentação, capacitação, entrevista e a elaboração do plano de melhoria que prever onde a unidade vai poder priorizar as ações que irá executar”, explicou Luciana Peres, Analista de Processos de Organizacionais da Unidade Nacional.

Em Rondônia o primeiro ciclo do PDGS será concluído até dia 13 de julho de 2018. Em seguida entrará em execução as implementações recomendadas para que em 2020 seja realizada a avaliação dos resultados.

“A expectativa é fazer com que o programa seja desenvolvido em 2018 e 2019 em todas as unidades estaduais. Em 2020 fazer uma segunda avaliação para saber o quanto foi cumprido e realizado”, afirmou Roberta Aquino especialista da FNQ.