O Cooperado é quem manda

As principais decisões de uma cooperativa, como a eleição da diretoria, a escolha dos conselheiros e a definição da política de distribuição dos resultados são tomadas pela Assembleia Geral — órgão soberano composto por todos os cooperados ou por representantes destes (delegados).
Votos

Dentro de uma cooperativa, todo cooperado tem voz e poder de decisão. Na prática, cada pessoa representa um voto. E as decisões são sempre tomadas de forma democrática, pela maioria.

Periodicidade

Assembleia Geral Ordinária se reúne apenas uma vez por ano. As outras assembleias são chamadas de extraordinárias e podem ocorrer sempre que a cooperativa precisar discutir algum assunto importante. Ambas vinculam todos os cooperados, ainda que ausentes ou discordantes.

Quem cuida da visão estratégica?

Para ser bem sucedida, toda empresa precisa contar com um grupo de estrategistas: pessoas capazes de identificar as principais oportunidades e ameaças do mercado, definindo os caminhos por onde o negócio deve ou não caminhar. Dentro das cooperativas, essa função é exercida pelo Conselho de Administração ou Diretoria — órgão de caráter decisório, composto por, no mínimo, cinco e, no máximo, onze diretores eleitos pela Assembleia Geral para esse fim.
Capacitação

Recomenda-se aos cooperados ocupantes do cargo de conselheiro/diretor que busquem certicação específica oferecida pelo Sistema OCB e/ou suas unidades estaduais. Entre em contato conosco e ajude sua cooperativa a crescer.

Hierarquia

Os executivos do Conselho de Administração ou Diretoria estão subordinados à Assembleia Geral e precisam prestar contas a ela.

Transparência em todos os atos

No cooperativismo tudo deve ser bem transparente. E a melhor maneira de garantir que os interesses dos cooperados estejam sempre em primeiro lugar é nomeando um Conselho Fiscal — órgão colegiado, eleito pela Assembleia Geral, com poderes para fiscalizar, assídua e minuciosamente, os atos da administração da cooperativa.
Fica a Dica

Recomenda-se que os cooperados eleitos para o Conselho Fiscal de uma cooperativa busquem certificação específica oferecida pelo Sistema OCB e/ou suas unidades estaduais. Entre em contato conosco e ajude sua cooperativa a crescer.

E as decisões do dia a dia?

A contratação de pessoas, a definição de metas comerciais e as demais decisões administrativas a serem tomadas todos os dias dentro de uma cooperativa estão sob a responsabilidade da gestão executiva da empresa, composta por:
Executivo principal (presidente)

Responsável pela gestão da organização e coordenação das diretorias ou superintendências executivas. É escolhido pelo Conselho de Administração ou Diretoria. Pode ser cooperado ou não.

Diretores ou superintendentes executivos

Profissionais responsáveis pela elaboração e implementação de todos os processos operacionais e financeiros, após aprovação do Conselho de Administração ou Diretoria.