O cooperativismo reúne pessoas em torno de um mesmo ideal e gera milhares de postos de trabalho em cooperativas por todos os cantos do país. É a CNCoop a entidade sindical de grau máximo de todas as cooperativas. Fundada em 2005, a instituição coordena o Sistema Sindical Cooperativista para defender os interesses da categoria e buscar avanços. Sempre sustentada pelos princípios cooperativistas de democracia, autonomia e intercooperação, a CNCoop busca cumprir com o seu dever de representar sindicalmente as cooperativas, fortalecendo o cooperativismo como um todo.

Missão
Defender o cooperativismo e os interesses da categoria econômica das cooperativas brasileiras.
Diretrizes

1. Estruturar o sistema sindical cooperativista

2. Consolidar a legitimidade sindical cooperativista

3. Atuar na defesa dos interesses do cooperativismo

Contribuição Sindical

O recurso vindo das cooperativas fortalece a sua representação sindical e se transforma em diversos
serviços. Confira a tabela de contribuição sindical deste ano.

Tabela Sindical

Verifique a tabela da contribuição sindical das cooperativas do ano de 2017

Saiba Mais

Atuação

Representar sindicalmente as cooperativas, buscando o equilíbrio nas relações de trabalho com seus empregados. A CNCoop, como confederação patronal, tem papel fundamental nesse processo que envolve a participação de outros atores, como as federações e os sindicatos de cooperativas. Nessa missão, ela também auxilia nos locais em que não há federações e/ou sindicatos de cooperativas organizados e atua em diversas esferas para promover os interesses da categoria econômica das cooperativas.

Representação

A CNCoop leva as necessidades da categoria para o âmbito administrativo, extrajudicial e judicial. Participa de conselhos, fóruns, câmaras e grupos de trabalho, tudo para criar uma rede de relacionamentos que fortaleça o cooperativismo.

Colaboração

Como órgão técnico e representativo, a CNCoop colabora com o poder público na análise e solução de questões relacionadas ao cooperativismo, principalmente no que diz respeito a temas sindicais.

Desenvolvimento

Defender os interesses das cooperativas é, também, trabalhar pelo seu desenvolvimento. A CNCoop exerce esse papel com foco na representação sindical patronal, promovendo, ainda, a integração entre as federações e os sindicatos de cooperativas. Além disso, realiza ações voltadas à disseminação de conteúdos de interesse da categoria e capacitação dos dirigentes e assessores em matérias sindicais de relações de trabalho.

Estatuto

Acesse o estatuto e conheça em detalhes a atuação, os deveres e o funcionamento da CNCoop.

Fazer download