Nós nascemos com o objetivo de unir pessoas que acreditam no cooperativismo. Nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Ser cooperativista é acreditar que juntos podemos mais, e o Sistema OCB é a consolidação dessa ideia.

Visão
Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.
Mapa estratégico

O que queremos construir nos próximos 10 anos? Pela primeira vez, o cooperativismo brasileiro tem um Mapa Estratégico que organiza nossos sonhos para o futuro e os caminhos para torna-los realidade. Saiba mais sobre esse trabalho construído a várias mãos e faça parte desse movimento.

Mapa Estratégico
Documento Completo

Propostas do Cooperativismo à Presidência da República 2015-2018

Conheça as propostas que elaboramos em conjunto para colocar o cooperativismo em pauta e destaca-lo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico para o nosso país.

Saiba mais

Estrutura

O Sistema OCB é dividido em três casas, cada uma com sua função específica e todas sempre trabalhando juntas pelo cooperativismo. Conheça como trabalha cada uma das nossas instituições e o que elas podem fazer por você, pelas cooperativas e pelo país.

Confederação Nacional das Cooperativas. É a entidade sindical de grau máximo das cooperativas. Seu trabalho é defender os interesses da categoria, promovendo, ainda, a integração entre as federações e os sindicatos de cooperativas. Uma atuação que acontece em diversas esferas, sempre em busca de avanços que façam do cooperativismo um movimento cada vez mais forte.

Saiba mais

Organização das Cooperativas Brasileiras. Promove o cooperativismo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representa o movimento dentro e fora do país. A OCB são os milhões de cooperados em uma sala de reunião, audiência ou em um grupo de trabalho, mostrando todos os benefícios que o cooperativismo é capaz de trazer para as pessoas, para a economia e para o planeta.

Saiba mais

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. Foca no desenvolvimento das pessoas e dos negócios para fortalecer o cooperativismo. É o Sescoop que formula e oferece cursos de capacitação, com foco na formação profissional, educação cooperativista, gestão e liderança cooperativa, entre outros. A gente acredita que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.

Saiba mais